Jornada de Lutas 2010


A UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UEE (União Estadual dos Estudantes) esperam 10 mil pessoas hoje () durante a manifestação. A Jornada de Lutas 2010 pelo Direito à Educação e ao Transporte, no centro do Rio de Janeiro. O ato terá início às 11h, partindo da Candelária em direção à Cinelândia, pela Avenida Rio Branco.

Segundo um dos diretores da UNE no Rio, Daniel Gaspar, entre os objetivos da manifestação está reivindicar a aplicação de 50% dos recursos do fundo do pré-sal na área de educação.

Outra pauta diz respeito aos estudantes secundaristas. “Hoje tem um projeto do governo do Sérgio Cabral que é de restringir o passe livre dos estudantes secundaristas. Esse passe é para garantir também a cultura e a formação como um todo ao estudante e não só o acesso à educação", defendeu Gaspar.

Segundo as entidades que promovem o ato, outra pauta considerada prioritária é a cobrança de meia passagem do estudante universitário. "O prefeito Eduardo Paes prometeu durante a campanha, assinou o documento que a UNE e a UEE fizeram e não implementou e os vereadores arquivaram na Câmara Municipal como inconstitucional”, disse o diretor.

O movimento estudantil foi a universidades e a colégios nas últimas duas semanas para mobilizar os alunos. A internet também foi utilizada como instrumento de mobilização.

Além da UNE e UEE, participam do ato a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), a Ames (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro) e a União Estadual dos Estudantes Secundaristas.