II Conferência de Cultura


De quinta-feira (11) a domingo (14), será realizada, em Brasília, a II Conferência Nacional de Cultura (CNC). O evento reunirá representantes de mais de três mil municípios brasileiros, que terão como objetivo a formulação, o aperfeiçoamento e a avaliação de políticas públicas culturais.

A primeira edição deste evento, que envolve participantes de diversos setores da sociedade, aconteceu há cinco anos.

Antes de dar início à conferência, a cidade recebe também, a partir da terça-feira (9), uma série de eventos culturais, que acontecerão no Complexo Cultural Funarte Brasília.

A programação cultural da II CNC oferece uma incrível variedade de manifestações artísticas. Haverá desde espetáculos teatrais e exposições fotográficas até oficinas de dança e literatura. E, para quem gosta de um pouco mais de agitação, não faltarão bandas e DJs para animar os cinco dias de evento.

Entre as atrações está um show de Jorge Mautner, o filosofo do “Kaos”, que se junta ao maracatu Estrela de Ouro para apresentar a sua Trilogia Maracatu Atômico, com o disco “Kaosnavial”. O CD é a primeira ação de um projeto que será realizado a partir das vivências de Mautner e de Nelson Jacobina no Ponto de Cultura Estrela de Ouro, onde os dois realizarão interações estéticas junto com os Mestres do Sítio Chã de Camará.

Haverá  também atrações do Distrito Federal, como o rapper GOG, um dos grandes nomes do hip hop nacional, e a banda Pé de Cerrado, que vem conquistando um número cada vez maior de fãs com suas composições inspiradas em ritmos da música popular tradicional e folclórica brasileira.

II Conferência Nacional de Cultura

A II CNC é  uma instância democrática, organizada pelo Ministério da Cultura para a discussão e proposição de políticas públicas e baseada nos preceitos constitucionais de liberdade de expressão e de participação cidadã. Desse processo participam artistas, produtores, gestores, empresários, patrocinadores, pensadores, ativistas da cultura e a sociedade em geral. A participação dos diversos setores da sociedade possibilita maior eficiência na formulação e avaliação de políticas públicas, por aproximar diferentes realidades e dinâmicas sociais.