Depois de se reunir com o Comitê de Emergência, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou os detalhes de um plano de ação elaborado juntamente com os ministros do país para enfrentar a devastação provocada pelo terremoto do último sábado (27) que atingiu 8,8 graus na escala Richter. As informações são da BBC Brasil.
Entre as medidas tomadas pelo governo chileno está a imposição de um toque de recolher nas duas regiões mais atingidas pelos tremores, Maule e a região da cidade de Concepción (Bío Bío). As duas localidades foram consideradas zonas de catástrofe.
O Exército chileno foi enviado a Concepción para ajudar a polícia local, depois que o comércio da cidade foi alvo de saques. A cidade é a segunda maior do país e o centro urbano mais próximo do epicentro do terremoto (90 quilômetros). Diante da situação, autoridades poderão restringir certos direitos constitucionais, como o de circulação ou transporte de mercadorias, para evitar incidentes ou maiores danos.
A presidente chilena afirmou que 541 pessoas morreram apenas na região de Maule, 64 na região de Bío Bío e um total de 103 mortos em outras áreas. Ela anunciou ainda o início imediato da distribuição gratuita de alimentos de primeira necessidade nas áreas mais devastadas pelo terremoto.