Viajar de avião pelo País e exterior foi uma das realizações de milhares de brasileiros no início deste ano. A demanda pelos voos domésticos no mês de janeiro cresceu 31,6%, em comparação ao mesmo período de 2009, e 13,07% nos voos internacionais realizados por companhias brasileiras, segundo os Dados Comparativos Avançados publicados na quarta-feira (10) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Desde julho de 2009 o setor tem apresentado crescimento expressivo no mercado doméstico, com alta de 26% em julho, 22% em agosto, 30% em setembro, 42% em outubro, 38% em novembro e 37,7% em dezembro do ano passado.
A demanda é calculada pelo índice de passageiros por quilômetro pago transportado. Nos voos domésticos, em janeiro deste ano, o índice foi de 6,4 milhões ante 4,9 milhões no mesmo mês do ano passado. Já em relação aos voos internacionais o indicador foi de 2,1 milhões em 2010, e 1,9 milhões em 2009.
A tabela com todos os dados relativos ao mês de janeiro está disponível na página da Anac na Internet (www.anac.gov.br/dadosComparativos).
Voos internacionais – Em 2009, a Anac renegociou acordos bilaterais entre o Brasil e 11 países – Angola, Colômbia, Coréia do Sul, Egito, Hong Kong, Israel, Marrocos, Moçambique, Panamá, República Dominicana e Suriname – aumentando em 163% a capacidade total para realizar voos internacionais mistos (de passageiros e carga). Agora, são 192 frequências mistas, que representa a possibilidade de 192 voos por semana entre o Brasil e estes países. Considerando os voos exclusivamente cargueiros, o crescimento foi de 158%, passando para 44 frequências semanais.
A negociação dos acordos também gerou avanços quanto ao número de cidades e países que podem ser servidos, liberdade de embarcar e desembarcar passageiros em escalas nestes países, quantidade de empresas que podem operar essas rotas, atualização e flexibilização de cláusulas tarifárias. O Brasil mantém 72 acordos de serviços aéreos bilaterais, um trilateral e um multilateral.
Passageiros terão apoio de mais mil funcionários nos aeroportos no Carnaval
Para garantir conforto e fluidez nos 67 aeroportos durante o Carnaval, a Infraero vai manter e intensificar, até o dia 21 de fevereiro, as ações adotadas durante a alta temporada 2009/2010. A novidade neste Carnaval será a distribuição de 500 mil exemplares de um guia do passageiro com informações do hotsite "Hora de Viajar", elaborado em conjunto com as áreas de comunicação do Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica e da Anac. Outra ação de apoio ao passageiro é o uso de coletes amarelos por mais de mil funcionários da Infraero que atuam nos terminais de passageiros.