Neste difícil momento, registramos junto aos familiares, à militância e amigos do Partido Comunista do Brasil nossos sentimentos de consternação pelo falecimento do camarada Neuton Miranda, neste sábado, 20 de fevereiro, vitimado por um ataque cardíaco.
Militante do Partido Comunista do Brasil por 38 anos, Neuton foi líder estudantil e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes em 1968 na gestão de Honestino Guimarães. Ao longo de sua vida partidária foi um dignificante exemplo de militância revolucionária.
Ainda jovem, Neuton ingressou no PCdoB, em 1972, e optou pela resistência ao regime militar em um novo patamar, constrangido à clandestinidade que enfrentou com destemor, atuando na estruturação partidária em Minas Gerais e em São Paulo, deslocando-se em 1979 para atuar na reorganização do Partido no Estado do Pará — onde faleceu como seu Presidente.
Atualmente, Neuton Miranda desempenhava também as funções de superintendente do Serviço do Patrimônio da União (SPU) no Pará, onde desenvolveu ativa militância, foi deputado estadual e exerceu diversos outros cargos públicos numa expressiva trajetória política.
Neste doloroso momento, dedicamos nossa mais intensa solidariedade a todos os seus familiares e amigos, desejando que sua vida de lutas pelo socialismo seja refletida como exemplo para as atuais e futuras gerações de paraenses e brasileiros.
Inácio Arruda
Senador