Lula participa no México de cúpula da América Latina e do Caribe


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa até amanhã () no México da 2ª Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe.Um dos principais assuntos da reunião, que já tem confirmada a presença de 23 chefes de Estado, será o possível surgimento de um novo órgão regional, ainda sem nome, que excluiria os Estados Unidos e o Canadá e que vai substituir o chamado Grupo do Rio.

O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse que não vê nenhum mal-estar diplomático na criação desse novo bloco, já que há assuntos que só dizem respeito a essas nações latinas e caribenhas e que merecem um fórum especial.

Os líderes também  devem sair do encontro com um documento de apoio à Argentina sobre a questão das Ilhas Malvinas. O governo argentino está protestando contra a iniciativa da Grã-Bretanha, que tem o domínio do arquipélago, de iniciar a exploração de petróleo nas Malvinas e convocar licitações sem comunicar ao país.

"Seguramente, vamos sair daqui com uma posição de apoio. Não sei exatamente em que termos, mas sairemos com uma posição firme”, disse Garcia.

Além dos temas oficiais, a questão da reintegração de Honduras à Organização dos Estados Americanos (OEA) deve ser discutida entre os chefes de Estado. O Brasil, que não reconhece a legitimidade do governo de Porfírio “Pepe” Lobo, já fala em um entendimento, mas a reaproximação com Honduras ainda depende de muitos fatores, como uma sinalização do governo de que vai resolver a situação do presidente deposto Manuel Zelaya.

Esta é a primeira etapa da última viagem de Lula como chefe de Estado à America Central e ao Caribe. Além do México, o presidente visita nesta semana Cuba, o Haiti e El Salvador.