A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira (25) requerimento de convite ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para que exponha a posição do governo brasileiro em relação ao programa nuclear do Irã.
Durante a discussão do requerimento, o Senador Inácio Arruda lembrou que o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, sempre mencionado pelas potências hegemônicas quando se menciona o risco de o Irã desenvolver bombas nucleares, contém dispositivos que determinam a redução dos atuais arsenais nucleares.
Inácio lembrou que a CRE já aprovou requerimento de sua autoria para realizar audiência pública na forma de seminário com o objetivo de debater sobre “A Revisão do Tratado de não Proliferação de Armas Nucleares”, desdobrando-se nos seguintes temas: “O desarmamento e a não proliferação nuclear frente à conferência de revisão do TNP” e “O desenvolvimento científico e tecnológico da energia nuclear e seu papel no cenário internacional”, com data prevista para o próximo dia 07 de abril.
O senador também adiantou que a segunda conferência internacional sobre áreas áridas e semiáridas será realizada este ano no Ceará, com base no anúncio da Organização das Nações Unidas (ONU), da realização em 2012, no Rio de Janeiro, da conferência Rio 20, sobre meio ambiente e desenvolvimento. Durante a conferência, representantes de todo o planeta retomarão os debates realizados durante a cúpula Rio 92, quando chefes de Estado e de governo do mundo inteiro se reuniram na capital fluminense.