Parte da cidade de Fortaleza será vigiada 24 horas por dia. As 76 câmeras de vigilância começam a ser instaladas no próximo dia 22. Ontem, o governador Cid Gomes assinou a ordem de serviço para dar início aos trabalhos. A empresa tem oito meses para deixar todo o sistema de videomonitoramento pronto.
O POVO divulgou o projeto, com exclusividade, em junho de 2008. Na época, a promessa era de que as câmeras seriam instaladas ainda naquele ano. Mas problemas no edital fizeram com que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendesse o processo licitatório, que só foi retomado no ano passado.
Os pontos escolhidos para receber as câmeras foram mapeados a partir de dados da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O principal objetivo é reduzir a criminalidade em Fortaleza. A ideia é que as imagens capturadas nas ruas sejam transmitidas em tempo real para uma central de monitoramento, que funcionará na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na avenida Bezerra de Menezes.
Os equipamentos adquiridos pelo Governo apresentam tecnologia de ponta. O sistema conta com softwares inteligentes que permitem, entre outras coisas, detectar movimentos suspeitos. Um alarme será gerado, por exemplo, quando algum objeto for removido do seu local de costume ou quando for detectado que uma pessoa está parada por muito tempo em determinado ponto.
A câmera também vem acoplada a um alto-falante. O sistema de áudio será usado para alertar pessoas que precisem de auxílio ou para afastar possíveis suspeitos das áreas monitoradas. Quem estiver em situação de perigo pode ainda acionar um botão que gera um alarme na central de monitoramento.
“Esse tipo de monitoramento é uma ideia testada e aprovada em outros locais do mundo, como Londres. Aqui, foram escolhidos os pontos mais críticos da cidade“, diz o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro. O custo total do projeto é de R$ 4,7 milhões. Serão 71 câmeras fixas (ver quadro) e outras cinco móveis, que podem ser instaladas em qualquer local.
O governador Cid Gomes lembra que o projeto pode ser expandido “Começa por Fortaleza, mas a tendência é que isso seja ampliado“, comenta. No projeto original, a intenção era instalar, gradualmente, 250 câmeras de vigilância. O número de equipamentos teve de ser reduzido para atender às exigências do Tribunal de Contas do Estado. “Tivemos uma série de atropelos. É por isso que só agora estamos implantando o projeto“, diz.
E-MAIS
> As câmeras começam a funcionar à medida que são instaladas. O prazo de 240
dias é para o funcionamento de todo o sistema.
> Os equipamentos captam imagens em um ângulo de 360 graus e com alcance de um quilômetro. As câmeras serão instaladas em postes metálicos de 15 metros de altura. Elas serão interligadas via fibra ótica que já pertence ao Governo.
> Para evitar atos de vandalismo, a câmera será revestida por uma caixa de alumínio, que também protege os equipamentos da ação da chuva e do vento.
> A Prefeitura de Fortaleza também irá instalar um sistema de videomonitoramento na Cidade. Serão 34 câmeras no Centro. A empresa vencedora da licitação tem até o dia 30 de março para concluir o projeto de engenharia.
LOCAIS DAS CÂMERAS
> Avenida Bezerra de Menezes: 3
> Avenida Jovita Feitosa: 1
> Campus do Pici: 1
> Avenida José Bastos: 2
> Ponte Metálica: 1
> Parangaba: 3
> Itaperi: 2
> Aeroporto (ao longo de toda a avenida): 6
> BR-116: 6
> Funcap: 1
> Seis Bocas: 1
> Cambeba: 2
> Avenida Maestro Lisboa: 1
> Fórum Clóvis Bevilacqua: 1
> Centro de Convenções: 1
> Palácio Iracema: 2
> Cocó: 3
> Avenida Santos Dumont: 3
> HGF: 1
> Alberto Sá: 1
> Avenida Expressa: 1
> Avenida Senador Virgílio Távora: 1
> Avenida Abolição: 1
> Rua Tenente Benóvolo: 1
> Avenida Barão de Studart: 1
> Avenida Rui Barbosa: 1
> Avenida Antônio Sales: 2
> Rua Costa Barros: 1
> Avenida Monsenhor Tabosa: 1-
> Sec. de Saúde do Estado: 1
> Dragão do Mar: 1
> Secretaria da Fazenda: 1
> Avenida Leste-Oeste: 1
> Mercado Central: 1
> Praça da Sé: 1
> Praça da Ferreira: 2
> Avenida Duque de Caxias: 1
> Avenida Domingos Olímpio: 2
> Avenida Aguanambi: 1
> Avenida Pontes Vieira: 3
> Avenida Luciano Carneiro: 1
> IJF: 1
> Avenida da Universidade: 1
> Etice: 1