Centrais sindicais mobilizadas pela aprovação das 40 horas em Brasília


O Fórum das Centrais Sindicais (composto pela CTB, CUT, FS, UGT, NCST e CGTB), realiza durante toda esta terça-feira (), em Brasília, uma manifestação unificada pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários. A idéia é aproveitar o reinício das atividades parlamentares para esclarecer e sensibilizar os parlamentares sobre a importância de aprovar a PEC 231/95, do Senador Inácio Arruda, que reduz a jornada de trabalho a 40 horas semanais.

A manifestação começou logo cedo, com a entrega de panfletos no aeroporto a deputados e senadores que desembarcavam em Brasília. Está prevista uma vigília no salão verde da Câmara dos Deputados a partir das 10 horas, colagem de cartazes e conversas com os parlamentares nos gabinetes. Em 2008, as Centrais Sindicais entregaram 1,5 milhão de assinatura no Congresso, como símbolo da vontade popular em prol da redução da jornada.

A proposta do Senador Inácio Arruda já recebeu parecer favorável de uma Comissão Especial constituída na Câmera Federal para debater o tema e está aguardando para ser votada no plenário daquela Casa. Trata-se de uma bandeira histórica da classe trabalhadora, que já foi aplicada com sucesso em outros países e trará enormes benefícios para o Brasil.