Um auditório projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer será inaugurado nesta sexta-feira em Ravello, na região da Campania, sul da Itália.
Para celebrar a abertura da nova obra, foi organizada uma exposição de projetos e desenhos do arquiteto, que permanecerá disponível ao público até o dia 28 de fevereiro.
Niemeyer, que está com 102 anos, já havia criado uma série de outras edificações no país europeu, entre elas a sede do grupo editorial Mondadori em Segrate, em Milão, a ponte de madeira da Academia em Veneza, o estádio de futebol de Turim e dois teatros, um em Vicenza e outro em Pádua, norte da Itália.
O auditório tem capacidade para 400 pessoas e foi construído em 40 meses. No entanto, várias ações judiciais movidas por grupos de ambientalistas italianos atrasaram a conclusão da obra durante outros 72 meses. O investimento foi de 18,5 milhões de euros, todo coberto pelo governo regional.
Estarão presentes na inauguração o crítico de arte Cesare de Seta, o arquiteto italiano Massimiliano Fuksas e o fotógrafo Oliviero Toscani, que há anos trabalha nas campanhas publicitárias da grife Benetton.
No dia 19 de janeiro, o governador da Campania, Antonio Bassolino, lançou uma ação especial para arrecadar fundos e repassá-los à população do Haiti durante os primeiros dias de atividades no auditório.