Maranguape é a primeira cidade do interior cearense a dar inicio a construção de moradias para famílias de baixa renda beneficiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal. Na manhã desta terça-feira (.01.2010), o prefeito George Valentim (PCdoB) e o superintendente da Caixa Econômica Federal, Ricardo Walraven, assinaram a ordem de serviço das primeiras 200 unidades habitacionais, num total de 1.300 que serão construídas na cidade. “São 1.300 famílias maranguapenses que poderão dizer esse teto é meu”, disse o prefeito Valentim durante a solenidade realizada no mercado central de Maranguape, que contou com a presença do senador Inácio Arruda, do deputado federal Chico Lopes e do deputado estadual Lula Morais.
Durante a solenidade, o prefeito George Valentim anunciou a inauguração da Padaria Comunitária e de duas praças, uma no distrito de Cachoeira e outra no distrito de Sapupara, e o inicio das obras de reforma do Mercado Central da cidade, que serão realizadas com recursos de emenda do senador Inácio Arruda ao Orçamento Estadual, no valor de R$ 1milhão. “Nunca na história de Maranguape houve uma presença tão massiva de um Senador da República. O apoio político e o suporte que o senador Inácio Arruda vem nos dando têm sido fundamentais para a realização de tantas obras que estamos executando no município de Maranguape”.
O senador Inácio Arruda, aproveitou a ocasião para destacar o trabalho do prefeito Valentim, e parabenizar a Caixa Econômica Federal que está conduzindo o maior empreendimento imobiliário da América Latina, que é o Minha Caixa, Minha Vida. Inácio ressaltou também a importância da reformar o mercado para a população e encerrou dizendo que o Brasil está vivendo um momento novo. “Se Capistrano de Abreu fosse vivo ia escrever a história desse torneiro mecânico, que saiu do Nordeste, sacudiu o Brasil e mostrou que o povo sabe governar.
Inácio informou que apesar dos obstáculos, a refinaria do Pecém vai sair e já conversou com a Petrobrás sobre a possibilidade de instalar uma das empresas que vai prestar serviço a refinaria em Maranguape. E convocou a todos a se irmanarem com o presidente Lula. “Nosso time é o do Lula”, disse, “ por isso vamos colocar toda a nossa energia para garantir que o país continue crescendo, de cabeça erguida, com educação e com trabalho”.
A Obra
As obras de construção das 200 unidades habitacionais terão início ainda este mês. O condomínio de apartamentos será construído no Bairro Novo Maranguape e terá área de lazer e salão de festas. A previsão de entrega é até o final deste ano.
O Programa Minha Casa Minha Vida Para é uma ação do Governo Federal para diminuir o déficit habitacional no país, a meta é construir um milhão de habitações. Isto só é possível através de uma ampla parceria entre União, Estados e Municípios. A Prefeitura de Maranguape aderiu ao programa e em benefício da população, doou três terrenos, dos quais, dois ainda serão liberados para construção de novas casas ou apartamentos.
Para ser beneficiado pelo Programa Minha Casa Minha Vida
• Não ter sido beneficiado anteriormente em programas de habitação social do governo.
• Não possuir casa própria ou financiamento em qualquer UF – Unidade da Federação.
• Estar enquadrado na faixa de renda familiar do programa.
• Prestação equivalente a 10% da renda durante 10 anos, com prestação mínima de R$ 50,00, corrigida pela TR.
• Sem entrada e sem pagamento durante a obra.
• Sem cobrança de seguro por Morte e Invalidez Permanente – MIP e Danos Físicos do Imóvel – DFI.
• Registro do imóvel preferencialmente em nome da mulher.
Como Funciona
• União aloca recursos por área do território nacional com base no déficit habitacional no Brasil 2000 – Fundação João Pinheiro/Mcidades, contagem populacional 2007 – IBGE.
• Estados e municípios realizam, gratuitamente, o cadastramento das famílias,
enquadram nos critérios de priorização definidos para o programa e indicam as
famílias à CAI XA para validação utilizando as informações do cadastro único,
CAD ÚNICO e outros cadastros..
• Construtoras apresentam projetos às superintendências regionais da CAIXA, podendo fazê-los em parceria com estados, municípios.
• A pós análise simplificada, a CAI XA contrata a operação, acompanha a execução da obra pela construtora, libera recursos conforme cronograma e, concluído o empreendimento, contrata o parcelamento com as famílias selecionadas.