O senador Inácio Arruda participa no período de 29 a 31 de janeiro, da segunda etapa do Fórum Social Mundial, que acontece em Salvador, na Bahia. Este ano, o Fórum foi descentralizado: o Fórum Social Mundial da Grande Porto Alegre, de 25 a 28 de janeiro, e o Fórum Social Mundial da Bahia- Salvador, que vai acontecer neste final de semana.
O Fórum Social Mundial comemorou seu 10º ano promovendo, em Porto Alegre, um Fórum de atividades e um Seminário Internacional de avaliação e de perspectivas do próprio Fórum Social Mundial. A continuidade acontece agora na Bahia, envolvendo três dimensões inéditas:
1º Fórum Social Mundial de Respostas à Crise: atores sociais e representantes de organizações nacionais e internacionais da sociedade civil discutirão propostas para um outro mundo possível pós-crise.
1º Fórum Social Mundial de Diálogos e Controvérsias: em alternativa ao neoliberalismo e ao Fórum Econômico Mundial de Davos, celebrará encontros entre atores sociais e Governos da América Latina e da África, comprometidos com novas perspectivas econômicas, sociais e ambientais.
1º Fórum Social Mundial das Culturas Periféricas: De Salvador à Ilha Gorée: em contraposição à diáspora africana, uma celebração das culturas negra e latina e sua difusão planetária. Um encontro cultural rumo a Dacar e ao Fórum Social Mundial 2011.