O senador Inácio Arruda foi um dos convidados da reunião anual do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema, que é presidido pelo cearense Rosemberg Cariry. A reunião, realizada no período de 14 a 16 de janeiro, é uma realização do 5° Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, um dos mais importantes espaços de reflexão e debate sobre os rumos do audiovisual brasileiro.
Preparatório ao grande congresso que será organizado pela entidade, na cidade de Porto Alegre (RS), em junho deste ano, no marco dos dez anos da realização do III Congresso Brasileiro de Cinema, o evento contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre representantes das entidades filiadas ao CBC e de várias outras entidades do audiovisual brasileiro, dentre as quais a participação do representante da ABPTA, Carlos Alkimin e do Sindicato dos Produtores Silvia Rabello, da Laborcine.
Participaram ainda várias personalidades convidadas e representantes dos poderes executivo e legislativo municipal e federal. Representando o poder executivo merece destaque as participações do Ministro Interino e Secretário Executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy; do Secretário do Audiovisual, Silvio Da Rin; do Presidente da ANCINE – Agência Nacional de Cinema, Manoel Rangel, do Coordenador de Direitos Autorais e Gestão Coletiva da Secretária de Políticas Culturais, José de Souza Vaz, da Representante do MinC na Região Nordeste, Tarciana Portela e do Prefeito de Atibaia, Dr José Bernardo Denig.
Resultados positivos
Na abertura do evento, o Presidente do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema, Rosemberg Cariry apresentou um balanço das atividades desenvolvidas pela entidade em 2009. Segundo Cariry, apesar das dificuldades a diretoria do CBC entendeu que os resultados alcançados foram positivos. “Creio que conseguimos superar muitas dificuldades. Afinal, conseguimos participar das importantes mudanças na legislação que afetam as políticas públicas do setor, como por exemplo, a proposta de mudanças nas Lei Rouanet e de Direitos Autorais. Com articulação e apoio de entidades de vários outros setores conseguimos também ver aprovadas as propostas de reenquadramento das empresas culturais no SIMPLES e do PL 29, que prevê quotas de produtos audiovisuais brasileiros".
Durante o encontro, o Ministro Interino da Cultura, Alfredo Manevy, anunciou a criação do Fundo de Inovação Tecnológica e Audiovisual que deverá atender as demandas do denominado cinema independente.
Em sua plenária final, os participantes elaboraram e aprovaram a CARTA DE ATIBAIA DO CINEMA BRASILEIRO.