A Agência Nacional do Cinema, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, e a Federação Nacional das Empresas Exibidoras de Cinema (FENEEC) lançam entre os dias 20 e 26 de novembro a segunda edição da campanha Semana do Filme Nacional. Neste período, as salas de cinema de todo o país são convidadas a apresentarem filmes nacionais a preços promocionais de R$ 6,00 a inteira e R$ 3,00 a meia.
Com o propósito de aumentar a visibilidade da produção nacional e estimular o acesso do público ao cinema, a campanha obteve a adesão de mais de 300 salas de cinema, em 2008, na primeira vez que foi realizada, contando com apresentação de 30 títulos brasileiros.
Exibidores interessados em participar desta promoção têm até às 12h do dia 17 de novembro para firmarem o Termo de Adesão com a Ancine/MinC e o encaminharem pelo e-mail [email protected].
O diretor-presidente da Ancine/MinC, Manoel Rangel, em nota divulgada no site da Agência, destacou a importância da articulação entre os exibidores e distribuidores de cinema para o bom êxito da campanha e esclareceu que além dos lançamentos podem ser exibidos filmes que já estão em cartaz ou mesmo que tenham sido apresentados durante o ano.
Ainda sobre a participação dos exibidores, comentou que a realização de mostras do cinema nacional ou ações paralelas, que atraiam o interesse do público e da mídia, também são bem-vindas para integrarem a programação da campanha.
As empresas que participarem assumem o compromisso de enviarem à Ancine/MinC informações sobre a totalização do público presente, detalhando o título das obras apresentadas e o total da audiência em cada uma delas.
Informações sobre a lista das salas de cinema que aderirem à campanha podem ser encontradas no portal da Ancine, no hot site da Semana do Cinema Nacional. A realização será divulgada nos canais de TV aberta e por assinatura, durante todo o mês de novembro. A Ancine também disponibilizará cartazes e filmes promocionais para veiculação nas salas de cinema, além de spots para rádio e Internet.