Presidente da Argentina está em Brasília


O Senador Inácio Arruda participou nesta quarta-feira () de almoço no Itamaraty para recepcionar a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Cristina veio ao Brasil discutir com Lula sobre medidas comerciais unilaterais aplicadas pelos governos, assim como outros assuntos da agenda bilateral e regional.

Os dois presidentes assinaram declaração conjunta que prevê projetos de infraestrutura importantes para os dois países. O objetivo é que os  dois governos se comprometam a ampliar a parceria no programa de interconexão elétrica, que já está em andamento.

Caso as negociações avancem, o projeto irá regularizar a operação da Usina Termelétrica de Uruguaiana. Ainda falta o Congresso Nacional do Brasil aprovar um instrumento para permitir a transmissão de energia para o país vizinho.

A Argentina vem enfrentando problemas pela falta de energia nos últimos anos, especialmente durante o inverno. Os ministérios relacionados à área, nos dois países, estão trabalhando numa proposta de novo memorando de entendimento para o intercâmbio de energia elétrica em 2010. Os apagões na Argentina têm se tornado frequentes.

Os governos do Brasil e da Argentina também devem acelerar os processos de concessão de licenças para a construção da Hidrelétrica Binacional de Garabi, no Rio Uruguai. Também está prevista a construção de outra usina, ainda sem nome, no mesmo rio.