Mais de 60 atletas olímpicos e paraolímpicos de diferentes modalidades esportivas, acompanhantes e dirigentes de confederações desportivas estiveram nesta quarta-feira () na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para pedir apoio ao esporte. A Comissão de Educação, que realizava audiência pública, interrompeu os debates para receber o grupo e manifestar a disposição do colegiado de fazer uma parceria com os atletas em prol do esporte no país.
Diante de atletas como Marta Vieira da Silva, do futebol feminino; Virna Dias e Paulo Silva, o Paulão, do vôlei; Claudinei Quirino da Silva, do atletismo; Iranildo Espíndola, do tênis de mesa; e Falcão, do futsal, os senadores defenderam a universalização da prática esportiva, a ser desenvolvida nas escolas e nas comunidades.
O Senador Inácio Arruda afirmou ser preciso concentrar esforços para unir educação, esporte e cultura: "A maior medalha olímpica é formar milhões de atletas", completou. “Cabe a nós, no Congresso Nacional atendermos as reivindicações que não são contempladas no orçamento que vem do Executivo. Tenho certeza que o relator da matéria na comissão vai dar atenção especial para os atletas olímpicos e para os jogos olímpicos brasileiros”, observou.
Inácio participou ainda de almoço com o Ministro do Esporte, Orlando Silva, acompanhado de vários atletas para tratar do orçamento da pasta para 2010. O Senador apresentou emenda garantindo recursos para construção de Praças da Juventude nos municípios, democratizando a prática desportiva.
A Comissão de Educação apresentou dois projetos voltados para o crescimento do esporte: um estende a bolsa-atleta aos atletas-guia dos para-atletas com deficiência visual, incluído na ordem do dia do Plenário, e o outro estende o benefício aos técnicos. Este último está com o relator da matéria, senador Adelmir Santana (DEM-DF).
Também visitaram a CE a ex-atleta profissional do basquetebol Hortência Marcari e representantes das seguintes modalidades, além das já citadas: futebol de praia, judô, natação, luta olímpica, taekwondo, vela, canoagem, handebol, pentatlo naval, futebol, tiro esportivo e mindball.