O ex-militante italiano Cesare Battisti pode fazer novo pedido de refúgio ao Brasil. A afirmação foi feita pelo ministro da Justiça, Tarso Genro. O ministro declarou que Battisti pode dar “novos fundamentos” para um possível segundo pedido de refúgio político.
Confira também
Na semana passada, o STF (Supremo Tribunal Federal) anulou, por 5 votos a 4, o status de refugiado político do italiano. O Supremo determinou que a decisão sobre a extradição está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Apesar de ter afirmado que o caso não está mais nas mãos do Ministério da Justiça, declarou que o assunto pode voltar à pasta. "Nosso papel nesse processo já terminou, a não ser que o advogado dele (Battisti), em face dos últimos acontecimentos, das últimas manifestações de alguns ministros italianos, comprovando, inclusive, que o caso é político, e que uma parte do governo italiano tem interesse especial em tê-lo em seu território, queira fazer um outro pedido de refúgio com novos fundamentos. Aí volta para o Ministério da Justiça."
O presidente Lula já pediu que assessores apresentem justificativas para a permanência do italiano no país.