Foi lançado às 10h de hoje (), o Anuário Estatístico da UFC que traduz a Universidade Federal do Ceará em números. "É uma forma clara e elementar de prestação de contas acessível a qualquer pessoa da comunidade", disse o Pró-Reitor de Planejamento Ernesto Pitombeira, esperando que "o Anuário seja lido, criticado e muito utilizado".
O Reitor Jesualdo Farias, ressaltou a ousadia do trabalho, lembrando a dificuldade que é coletar dados e apresentá-los de
"forma didática e organizada". O Coordenador da publicação, Almir Bittencourt da Silva, que já está trabalhando na edição do Anuário do próximo ano, fez questão de destacar o esforço da equipe técnica da Pró-Reitoria de Planejamento, "pequena, competente e dedicada" e dos bolsistas que se envolveram no processo.
O Anuário sistematiza informações sobre os mais diversos aspectos da Instituição, que, até então, se encontravam dispersos em várias fontes. O objetivo é disponibilizar à comunidade universitária e à sociedade em geral todas as realizações da Universidade, seja na área acadêmica, científica ou estrutural. Os dados apresentados na publicação – colhidos em cada Unidade Acadêmica e Administrativa – têm como base o ano de 2008, mas abrangem aspectos de anos
anteriores.
Estão no Anuário, o perfil dos ingressantes desde 2004; vagas ofertadas no Vestibular de 2006 a 2008; demanda por unidade acadêmica e cursos de 2007 a 2008 e quantidade de ingressantes nos cursos de graduação desde 2003. Também estão acessíveis os números de concludentes, por gênero, do ano passado, a quantidade de alunos estrangeiros matriculados na Instituição desde 2000 e quantos são (e em que país se encontram) os estudantes da UFC no exterior. Além de apresentar informações precisas, aprofundadas e abrangentes, o Anuário torna-se atrativo por ter uma feição gráfica leve e colorida. “Tudo feito na Imprensa Universitária”, ressalta o Prof. Ernesto Pitombeira.
A ferramenta também permite que se conheçam os grupos de pesquisa e seus respectivos status, bem como quais os pesquisadores docentes, por área de conhecimento, entre 2007 e 2008. Tudo o que foi feito em extensão universitária nesse período está discriminado: número de programas, público atendido, pessoas envolvidas na execução por área temática. Também estão à disposição os números das bolsas de Monitoria, Iniciação Cientifica, dos professores orientadores por área de conhecimento, a situação do setor de Recursos Humanos e dos Sistema de Biblioteca. Em suas páginas, o Anuário traz as atividades do Complexo Hospitalar da UFC que inclui o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, com dados relativos ao período de 2003 a 2008.
O Pró-Reitor Ernesto Pitombeira, salienta que o Reitor Jesualdo Farias teve uma atitude de muita coragem quando autorizou a publicação do Anuário que abre as portas da UFC não só à comunidadae universitária, mas à sociedade como um todo, e reconhece que está sendo deixada essa herança para os futuros Reitores que se sentirão na obrigação de produzir outros Anuários". Finalizando sua fala, o Prof. Jesualdo Farias diz entender que deve ser lançado um olhar crítico
sobre Anuário tanto para constatar se existe alguma falha que nos dados como para servir para uma reflexão: "será que não podemos fazer mais?"
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330)