O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, confirmou hoje () a visita do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, ao Brasil no próximo dia 20. A informação foi divulgada após reunião com o presidente de Israel, Shimon Peres, em Brasília.
A visita do líder palestino estava prevista para a próxima semana, mas ainda não havia data definida pelo Itamaraty. Amorim disse que, durante o encontro com Abbas, o governo brasileiro vai tentar convencê-lo a continuar no poder por meio de uma candidatura à reeleição no pleito marcado para janeiro de 2010. O presidente da Autoridade Palestina, entretanto, já se manifestou contrário a um novo mandato para o próximo ano por conta de impasses nas negociações de paz.
Sobre a conversa com o presidente israelense, Amorim garantiu que o Irã não foi um assunto “especialmente” debatido e que o tema central foi mesmo o cenário no Oriente Médio “de maneira geral”. Segundo o ministro, os assentamentos judaicos em territórios palestinos ocupados também foram alvo de debate, mas apenas em uma abordagem “mais filosófica”.
De acordo com a BBC Brasil, a expansão dos assentamentos é apontada como a principal causa da decisão de Abbas de não concorrer a um novo mandato. No último sábado (), Peres manifestou publicamente o desejo de que o líder palestino não desista da reeleição.