O Senador Inácio Arruda participou na última sexta-feira (), no Rio de Janeiro, da II Conferência Brasileiros no Mundo, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores. O evento atraiu mais de 200 participantes de 34 países, avançando a questão da representação do emigrante brasileiro no exterior.
No primeiro dia, as discussões entre os participantes foram divididas por região e, numa segunda etapa, os painéis abordaram quatro temas principais: Educação e Cultura; Trabalho, Previdência e Saúde; Serviços Consulares e Regulamentação Migratória; e Representação Política. Os organizadores fizeram questão de esclarecer que nos debates não haveria distinção entre legalizados e não-legalizados.
Foi oficializada a formação do Conselho de Representantes dos Imigrantes Brasileiros, com 16 integrantes, sendo 4 de cada uma das regiões: América do Norte e Caribe, Europa, América Central e Sul, África-Oriente Médio-Ásia-Oceania. A partir de junho de 2010, 16 representantes legalmente constituídos pelo Governo Brasileiro estarão formando um conselho que fará a ponte entre os mais de 3 milhões de brasileiros que vivem no exterior e Brasília. Para o Ministério das Relações Exteriores, esse é considerado um primeiro passo em direção à representação parlamentar dos brasileiros que vivem no exterior.
A presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, anunciou durante o evento a criação de um canal internacional da TV Brasil, voltado para os emigrantes brasileiros que, atualmente, somam cerca de 3 milhões de pessoas, segundo o governo. A África deve ser o primeiro continente a receber as transmissões, em 2010.