A Linha de ação C do Fundo Setorial do Audiovisual foi articulada para fortalecer as distribuidoras independentes brasileiras e estimulá-las a ter o filme nacional como seu principal produto.
Nesta primeira chamada pública, contando com R$ 10 milhões para investimento na aquisição de direitos de distribuição de obras de longa-metragem, a linha C teve 15 projetos inscritos. Desse total, oito receberão recursos do FSA. Os valores, como prevê o edital, deverão ser aplicados integralmente na produção dos filmes.
O processo de seleção da Linha C começou logo após o encerramento do prazo de inscrições, no primeiro semestre de 2009. Dos 15 projetos inscritos, dez foram habilitados e passaram à etapa seguinte após análise conduzida por especialistas da ANCINE e da FINEP, com o auxílio de consultores independentes.
Essa análise levou em conta a capacidade e desempenho do proponente (distribuidora); aspectos artísticos do projeto e adequação ao público; qualificação da equipe artística e técnica; capacidade e desempenho da produtora; planejamento e adequação do plano de negócios. Nove projetos foram classificados e passaram à etapa final de seleção, conduzida pelo Comitê de Investimento do FSA em duas fases: defesa oral (‘pitching’) e análise gerencial e econômico-financeira. Coube à Diretoria da FINEP, responsável pela contratação do investimento, ratificar a decisão do Comitê de Investimento do FSA.
Saiba mais sobre o funcionamento do FSA no site www.ancine.gov.br/fsa