China confirma presença na 1ª reunião de cúpula do Bric


O presidente da China, Hu Jintao, participará do primeiro encontro de cúpula entre Brasil, Rússia, Índia e China, o grupo conhecido por Bric. A reunião vai acontecer na Rússia no dia 16. A viagem envolve, além da reunião dos países do Bric, uma visita de Estado e reuniões regionais de segurança, informou em nota o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Qin Gang.

Hu Jintao viajará no domingo para Ekaterinburgo, no oeste da Rússia, onde será realizado o encontro. Ele vai permanecer no país até quinta-feira da semana que vem. Em maio do ano passado foi realizado um encontro similar dos países do Bric, mas contando apenas com a participação de ministros de Relações Exteriores. Hu Jintao deixará a Rússia em direção a Eslováquia e a Croácia para visitas de Estado, afirmou Qin.

Na entrevista concedida pelo Ministério de Relação Exteriores da China para divulgar a viagem de Hu Jintao, o vice-ministro de Relações Exteriores do país, He Yafei, afirmou ser necessário aprofundar as discussões sobre a ideia de uma moeda soberana, acrescentando que atualmente tais discussões estão em nível "acadêmico" e entre "peritos".