Capacitação


Entre técnicos e gestores das políticas que integram o programa BPC na Escola, representantes de 108 Municípios cearenses e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vão se reunir, em Parapaiba (CE), a partir deste domingo (/6), na abertura da capacitação estadual promovida pelo Ministério, em parceria com a União e o Estado do Ceará. Com a realização de palestras, debates e oficinas, o encontro vai até a próxima quarta-feira ().

O objetivo é capacitar os participantes para a aplicação de questionário que identificará as barreiras de acesso e permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos de idade, os quais recebem o Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, equivalente ao valor mensal de um salário mínimo, destinado a pessoas idosas, a partir de 65 anos de idade, e a pessoas com deficiência incapazes de prover a própria manutenção ou tê-la provida por sua família.

BPC na Escola – Ação dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação (MEC) e da Saúde (MS), além da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, o BPC na Escola vai contribuir para a inserção de crianças e adolescentes na rede de ensino. Dados da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, com base em informações do MEC, apontam que, das mais de 350 mil crianças e adolescentes com deficiência e beneficiárias do BPC, 279 mil estavam fora das escolas em 2007.

Depois dos resultados obtidos com o questionário, serão definidas estratégias para criar condições de acesso à rede de ensino. Essas soluções podem ser desde transporte adequado e mecanismos de acessibilidade nas escolas até recursos multifuncionais necessários a determinados tipos de deficiência.

MDS em Números – Para a execução de programas sociais no Ceará, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassa, por ano, cerca de R$ 2 bilhões. As ações nas áreas de transferência de renda, assistência social e segurança alimentar beneficiam 5,7 milhões de pessoas. O Bolsa Família, programa de transferência de renda coordenado pelo MDS, transfere mensalmente mais de R$ 79 milhões para 909 mil famílias cearenses.

SERVIÇO

Encontro Estadual de Capacitação para o Programa BPC na Escola em Paraipaba (CE) – Realização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

Data: 07 a 10 de junho de 2009 (domingo a quarta-feira)
Horário: 20h (abertura)
Local: Lagoinha Praia Hotel, Av. Beira Mar, nº 155 – Paraipaba (CE)