Petrobras é estratégica para o Brasil


Durante a sessão desta terça-feira (), em aparte ao Senador Aloísio Mercadante (PT-SP), o Senador Inácio Arruda voltou a defender a Petrobras, ressaltando que a empresa é a mais investigada por órgãos que têm a competência direta de fazê-lo, do Tribunal de Contas à Comissão de Valores Mobiliários. Inácio destacou que a posição do Governo Federal é de manter a empresa como uma grande  estatal no Brasil com influência em toda a América Latina, respeitada no mundo inteiro, dentro de um programa de conduzir o País para uma posição de desenvolvimento mesmo frente a uma crise gigantesca: “A Petrobras é responsável pelo investimento mensal de R$ 6 bilhões diretamente na economia brasileira.

Não é pouca coisa. É uma empresa que contribui com o desenvolvimento dos nossos vizinhos, está investindo na Argentina, para contribuir com o desenvolvimento da América do Sul. Então é um papel significativo, estratégico, para um projeto que está em curso no Brasil”, destacou.

Ele alertou para a necessidade de um debate político transparente sobre a intenção dos partidos de oposição de quebrar esse ritmo de desenvolvimento que vem desde o início do Governo Lula: “Há, sim, uma tentativa de se quebrar esse curso novo da História do Brasil. É visível. É da corrente política que sempre esteve presente na vida brasileira, essa contracorrente no nosso País, na tentativa de impedir esse processo que ganhou curso com o Governo de Lula, e muito significativo”, disse.

“Temos que enfrentar isso no debate político, aberto. Não vamos deixar nada sem ser colocado, de forma clara para o povo brasileiro. Dizer que colocar uma empresa como a Petrobras na berlinda não é fazer um jogo contrário aos interesses do Brasil, só se for ingenuidade. Mas, como são os Senadores da República, então não dá para elevar esse sentimento de ingenuidade. É querer colocar a Petrobras no centro de uma batalha e numa disputa política que tem como alvo as eleições de 2010. Acho que esse jogo, aí sim, esse é um jogo perigoso, porque, se assim for, é um jogo contra o Brasil”, finalizou.