Inácio é vice-presidente da representação brasileira no Mercosul


O senador Inácio Arruda foi eleito vice-presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Ele e o deputado José Paulo Tóffano (PV-SP), novo presidente, foram eleitos por unanimidade durante a reunião desta quarta-feira () da representação. O deputado Germando Bonow (DEM-RS) também foi eleito vice-presidente, pela vaga da Câmara dos Deputados.

O Senador Inácio Arruda acredita que o Parlamento do Mercosul tem papel estratégico para a reafirmação do Brasil no cenário internacional. Ele, que já foi vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuaria e Pesca do Parlamento, afirma que o estabelecimento de uma bancada brasileira mais ampla no Mercosul tem o significado de abrir maior espaço a setores democráticos e populares: “O maior interesse pela integração deve ser dos setores populares, pois os setores conservadores de nossas nações, que controlam a mídia, têm jogado contra a unidade”, disse Inácio. Para tentar encontrar uma solução para a realização das eleições diretas, especialmente no Brasil, a representação analisa a possibilidade de constituir uma comissão de deputados e senadores para formular uma proposta de consenso sobre o tema.

Já o deputado Tóffano exerceu a presidência da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável no Parlamento do Mercosul, na última gestão da instituição. O deputado brasileiro foi o primeiro presidente da comissão, que discute temas como organização territorial, habitação, saúde, meio ambiente e turismo.