Inacio discute IPI zero para bicicletas


O Projeto de lei que propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI para as bicicletas, de autoria do senador Inácio Arruda, foi o principal tema do X Encontro Nacional de Bicicleteiros (fabricantes, importadores, exportadores, representantes comerciais e lojistas), que aconteceu na sexta-feira (.05.) no Blue Tree Premiun, em Fortaleza, reunindo mais de 100 empresários do setor. O senador Inácio Arruda, depois de ser homenageado pelos organizadores do evento, com a Placa “Ciclo Magazine 2009”, falou aos presentes sobre a importância social do projeto, já que 10% da população brasileira utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Durante sua fala, o senador Inácio Arruda, lembrou que o Brasil é o terceiro maior produtor de bicicleta do mundo e que o IPI zero para bicicletas vai movimentar a atividade econômica do país, aumentando o número de empregos e do consumo de outros setores. É um projeto que vai ajudar ao Brasil enfrentar a crise econômica, a exemplo do que fez o Presidente Lula quando baixou o IPI de carros, caminhões  e de eletrodomésticos (a chamada linha branca).

IPI zero para as bicicletas significa mais trabalhadores, estudantes e esportivas com acesso facilitado a um equipamento que preserva o meio ambiente, pois não polui; tem alta eficiência energética, porque seu descolamento só depende da energia humana; contribui para a saúde do usuário, mantendo o bem estar físico e mental; é um meio de transporte rápido para distâncias curtas, além de ser um importante instrumento de lazer e de práticas esportivas.

Inácio convocou os presentes a se unirem em torno da campanha pela redução do IPI para bicicletas, pediu o envolvimento da Confederação Nacional da Indústria nesse movimento e solicitou a todos a entrarem em contato por cartas, e-mail, telefonemas, com senador Marcelo Crivella, no sentido de sensibilizá-lo quanto a importância do projeto. Crivella é o relator da matéria na Comissão de Finanças do Senado.   

Mais homenagem

Por causa do Projeto de lei propondo IPI zero para bicicletas o senador Inácio Arruda foi homenageado também pelo 3º Salão Moto Bike, aberto na noite da quinta-feira (.05) no salão de exposição do Sebrae. O projeto do IPI Zero para bicicletas está na Comissão de Finanças do Senado e deverá ser votado nos próximos dias.