Ceará contemplado com o maior Programa Segundo Tempo do País


Mais de 46 mil crianças e adolescentes cearenses serão beneficiadas com o Programa Segundo Tempo na Escola, que será lançado nessa sexta-feira (.05) pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, e pelo vice-governador do Estado Francisco Pinheiro.

A solenidade, que contará com a presença do senador Inácio Arruda e do secretário do Esporte do Estado Ferruccio Feitosa, acontece a partir das 16 horas, na Vila Olímpica de Messejana.

Esse será o maior programa Segundo Tempo do País, com  atividades esportivas e educativas em 233 núcleos nos 184 municípios do Estado. Ao todo, serão atendidos 46.600 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.

Cerca de R$ 19 milhões serão investidos no funcionamento dos 233 núcleos – 211 no interior e 22 na capital, com geração de emprego, renda e ocupação direta para 947 profissionais de Educação Física e Pedagogia que atuarão no programa. "Todo município cearense será beneficiado com pelo menos um núcleo. Será 100% de cobertura do Segundo Tempo em nosso Estado", afirma o secretário Ferruccio Feitosa.

Cada núcleo de esporte educacional terá 100 crianças e adolescentes que, sob orientação de profissionais (um coordenador de núcleo e um monitor), desenvolverão atividades esportivas e complementares, tendo como modelo: atividades no contra-turno escolar para os beneficiados; oferta a cada beneficiado de, no mínimo, 03 modalidades esportivas; oferta de atividades complementares (atividades educacionais, atividades culturais, ambientais, entre outras).

Emendas de Inácio

O senador Inácio Arruda trabalhou junto ao Ministério do Esporte pela liberação de verbas para que o programa Segundo Tempo fosse executado com sucesso e destinou R$ 28 milhões de emendas individuais a projetos esportivos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Esses recursos serão aplicados na construção de vilas olímpicas, em 10 "Estação de Vela" e em uma pista olímpica pública de atletismo em Fortaleza. “O esporte é um dos melhores métodos de educar, de tirar crianças da rua e de formar jovens, além de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico e assegurar o exercício da cidadania”, ressalta o senador.

Durante a solenidade do lançamento do programa Segundo Tempo, serão entregues kits de material esportivo aos núcleos e terá a simulação do funcionamento de núcleos esportivos do Segundo Tempo no Ceará.