Projeto São Francisco


O Ministério da Integração Nacional iniciou, na última semana, a concretagem do revestimento de canal do Projeto de Integração do rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, no lote 1, Eixo Norte, município de Cabrobó (PE). Ao todo, foram concretados 210 m2 do canal, que possui extensão total de 39 km no lote 1.

Antes da concretagem, foi feita a regularização do terreno, a fixação do equipamento para drenagem das paredes do canal e impermeabilização, com uma lona plástica especial, para evitar infiltração da água no solo. Nesta fase inicial, o objetivo é regular a energia dos equipamentos de vibração do concreto utilizados na obra e treinamento de pessoal.

No processo de concretagem, foram levadas em consideração dificuldades operacionais, avaliação do sistema construtivo adotado pela empresa contratada, bem como uma melhor utilização dos equipamentos, evitando, assim, o aparecimento de possíveis pontos frágeis.

O Projeto São Francisco, garantido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visa garantir a segurança hídrica a aproximadamente 12 milhões de pessoas que vivem no Nordeste Setentrional entre os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.