Pesquisa da Fipe


O Ministério do Turismo vai contar a partir do próximo ano com informações mais atualizadas sobre o fluxo do turismo no país. Em janeiro, será divulgado um trabalho encomendado à Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), de São Paulo, e que procura medir de forma detalhada a movimentação de brasileiros e estrangeiros em viagens ao país.

O diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do Ministério do Turismo, José Augusto Falcão, afirma que o levantamento é bastante complexo e que irá explorar, inclusive, as finalidades das viagens, as formas de hospedagem e o significado desses deslocamentos para a economia interna, a partir dos gastos individuais, dos investimentos feitos e da geração de empregos.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, Falcão informou que foram pesquisadas pela Fipe 137 áreas nas capitais e nos municípios do interior, e colhidos dados em mais de 37 mil domicílios.

A pesquisa da Fipe vai formalizar um espelho sobre o fluxo de origem e destino entre estados e também sobre os deslocamentos no interior de cada estado. O levantamento procura ainda registrar os objetivos das viagens, que podem ser de turismo, de negócios ou ainda de visitas a parentes e amigos.

De acordo com o diretor, os dados que serão divulgados em janeiro, relativos a 2007, vão permitir o planejamento e a organização do setor, por meio da formalização de planos de desenvolvimento e do direcionamento de ajustes com o objetivo de tornar o turismo uma atividade dinâmica e rentável.