Lula anuncia refinaria no Ceará


Em visita ao Porto do Pecém nesta quarta-feira, 20 de agosto, o Presidente Lula inaugurou o 1º Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito do país. O novo terminal, construído em apenas 8 meses, tem a capacidade de regaseificar 7 milhões de metros cúbicos de gás por dia, o que equivale a cerca de metade do consumo de gás natural demandado pelo mercado térmico em todo o país.

E os investimentos do Governo Federal em parceria com a Petrobras não pararam por aí. A assinatura do contrato de instalação da Refinaria do tipo Premium 2, da Petrobras, foi recebida com festa. O senador Inácio Arruda, que iniciou movimento de articulação pela refinaria, ainda quando era deputado estadual, disse que a materialização desse empreendimento veio agora, 15 anos depois, com a firme decisão do presidente Lula.

Com capacidade para processar 300 mil barris por dia e investimento previsto de US$ 11,1 bilhões, o Governo do Estado comemorou mais esta conquista para o Ceará. Cid Gomes apontou a refinaria como o mais importante empreendimento no Ceará desde a chegada de energia elétrica de Paulo Afonso (Chesf), na década de 1960. “O faturamento anual da refinaria representa 45% do PIB do Ceará, gerará 20 mil empregos na construção e 90 mil, após instalada”, cantabiliza o governador.

Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobrás, ressaltou a importância da refinaria no Ceará. “Ela terá alto nível tecnológico e irá produzir diesel da melhor qualidade podendo ser negociado inclusive com o mercado internacional. O Ceará tem função estratégica para a instalação deste empreendimento”, diz. Gabrielli afirmou ainda que este projeto já tem data para começar. “Temos 120 dias para fechar os termos de compromisso em parceria com o Governo do Estado e concluir o projeto básico, que define os equipamentos que serão utilizados na usina. Em dezembro de 2009 estaremos iniciando as obras de construção, terraplanagem e aquisição de equipamentos”, confirma.

A Ministra Chefe da casa Civil, Dilma Rousseff, ratificou a política do Governo Federal de investir no Nordeste e afirmou que a Refinaria faz parte do plano de expansão da Petrobras com aprovação integral do Presidente Lula. “A intenção do Presidente desde o primeiro mandato é modificar a distribuição de infra-estrutura no país. Estamos trazendo mais investimentos para o Nordeste. Além da Siderúrgica e da Refinaria para o Ceará, os nordestinos também irão ser beneficiados com a integração da Bacia do São Francisco, com a Transnordestina e com tantos outros projetos voltados para o desenvolvimento da região”, comemora.

Em discurso descontraído, o presidente Lula comemorou as vitórias recentes do Governo. “Nossa economia está se solidificando, aumentamos o número de empregos por carteira assinada no país, estamos investindo no biodiesel, com o poder de compras dos brasileiros aumentou o consumo no Nordeste e estamos com credibilidade no cenário internacional. Considero este um momento de grandes conquistas para o Brasil”, comemora.

Ele ressaltou ainda que, por ser nordestino, entende as necessidades e carências da Região. “Temos o papel de distribuir as oportunidades em todo o país e não de ficar dando a quem já tem muito. O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) está transformando o Brasil. Em quase todos os municípios do país temos obras em parceria com os governos Estaduais e Municipais.

No palco, juntamente com Lula, além de Cid, Dilma e Gabrielli, também estavam os cearenses Francisco Pinheiro (Vice-Governador), Inácio Arruda (Senador), Domingos Filho (Pres. da Assembléia Legislativa do Ceará), Sérgio Machado (Presidente da Transpetro) e os ministros Pedro Brito e José Pimentel.

Além da visita ao Porto do Pecém, o Presidente Lula ainda visitou Quixadá, localizada no Sertão Ceantral, onde inaugurou uma Usina de Biodiesel  e Juazeiro do Norte, na região do Cariri. Lá o Presidente entregou 19.344 títulos de propriedades a trabalhadores rurais de doze municípios da região e inaugurou o centro avançado da Universidade Federal do Ceará.