Ministro pede apoio


O ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve nesta terça-feira em visita ao Senado pedindo apoio dos parlamentares à candidatura do Brasil como sede das Olimpíadas de 2016 por meio da aprovação de um crédito suplementar no valor de  R$ 85 milhões. O projeto encontra-se em exame na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e poderá ser votado nesta quarta-feira ().
 
O Ministro explicou que os recursos serão destinados à contratação de consultorias internacionais para colaborar em todas as áreas constantes do projeto de candidatura do Rio de Janeiro. O Brasil precisa apresentar tal projeto ao Comitê Olímpico Internacional, informou o ministro, até fevereiro de 2009. Esse dossiê de candidatura apresentará de forma detalhada toda a infra-estrutura oferecida pelo país durante a realização das Olimpíadas – como instalações, transporte coletivo, segurança e saúde, entre outros. O ministro disse que os recursos também serão utilizados na promoção do país e na divulgação da candidatura como sede das Olimpíadas de 2016 em nível internacional.

O ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman – que acompanhou o ministro juntamente com os atletas Marcelo Ferreira e Fernanda Venturini – ressaltou que a experiência dos Jogos Pan-americanos realizados no Brasil, em 2007, demonstra que o país está preparado para acolher grandes eventos e o credencia à candidatura para sediar as próximas Olimpíadas. A estrutura construída para os jogos pan-americanos pode ser aproveitada para 2016, disse, e já se constitui em "mais da metade do caminho" do que será preciso instalar.
 
Na opinião do atleta, o fato de o país ter sido escolhido para sediar a Copa do Mundo em 2014 influi positivamente na candidatura do Brasil às Olimpíadas. Com a Copa, acredita Bernard, o país vai ter a oportunidade de aprimorar o treinamento do povo brasileiro para receber o outro grande evento: as Olimpíadas.