Atlas Economia Solidária


Lançado na semana passada, o novo Atlas da Economia Solidária no Brasil já pode ser acessado por meio do site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com informações atualizadas pelo mapeamento realizado até 2007, o atlas traz dados de 21.859 empreendimentos econômicos solidários distribuídos por municípios, estados, regiões, microrregiões, mesorregiões, territórios de cidadania e nacional.
Os dados coletados alimentam o Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (Sies), que registra e identifica todas as informações sobre os empreendimentos econômicos solidários e entidades de apoio, assessoria e fomento à economia solidária no país. As atividades são de produção de bens, prestação de serviço, fundos de crédito, comercialização ou de consumo solidário.

A gestão do SIES é realizada por meio de um mutirão nacional que executa o mapeamento dos empreendimentos. Em âmbito nacional, o Grupo de Trabalho do Mapeamento da Economia Solidária é formado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e pelo Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Em âmbito estadual, os fóruns estaduais de Economia Solidária, as delegacias regionais do trabalho, universidades e outras entidades que atuam com economia solidária também participam do processo. As atribuições desses grupos são as seguintes: Elaboração do Plano de Trabalho; Mobilização e sensibilização; Coordenação da coleta de informações e Manutenção do Sistema Estadual. O mapeamento é feito em duas fases. Na Fase I, são realizadas a identificação e a listagem; na Fase II, é feita a caracterização desses empreendimentos cadastrados.

O usuário do Atlas pode obter informações sobre a quantidade de empreendimentos, ano de criação, atividades econômicas (produtos e serviços), comercialização, crédito e finanças, autogestão e compromisso social e ambiental, entre outras. O Atlas foi desenvolvido pela Coordenação Geral de Informática do MTE juntamente com o Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Os dados estão disponíveis no endereço: http://www.mte.gov.br/sistemas/atlases/.  As entidades com características solidárias podem ainda informar seus dados no sistema por meio dos formulários que se encontram no endereço: www.sies.mte.gov.br .

As matérias sobre Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.