Durante a sessão desta sexta-feira, 09/05, o deputado estadual Lula Morais (PCdoB/CE) destacou a crise de alimentos que atinge bilhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com Lula, O mundo está assistindo a uma inflação dos preços dos alimentos de dimensões preocupantes, com repercussões na segurança alimentar mundial. “Estamos convencidos de que essa crise coloca em discussão o modelo mundial de produção e abastecimento de alimentos. A situação atual exige uma reflexão séria e responsável”, destaca.
O alimento está se tornado cada vez mais escasso e caro, e seu preço torna inacessível para muitas pessoas. Porém as 200 pessoas mais ricas do mundo possuem tanto dinheiro quanto cerca de 40% da população global, mas 850 milhões se deitam toda noite com fome. Esta calamidade é uma das piores violações da dignidade humana. A população mundial está em franca expansão. Segundo a ONU, passará de 6,5 bilhões de pessoas em 2005, para 8,3 bilhões em 2030 e 9 bilhões em 2050.
Para o parlamentar, é importante ressaltar que o Brasil está conseguindo enfrentar a crise dos preços agrícolas por causa da presença de um vigoroso setor da agricultura familiar, que produz 70% dos alimentos consumidos no Brasil. “Desde 2003, desenvolvemos uma estratégia de fortalecimento dessa agricultura, com políticas públicas de crédito, seguro agrícola, assistência técnica e extensão rural”, enfatiza.
Ao mesmo tempo, desenvolvemos e estruturamos uma política nacional de segurança alimentar articulada em torno do Fome Zero. Fomos além, com a institucionalização dessa estratégia por meio da Lei da Agricultura Familiar e da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Enquanto o Índice dos preços agrícolas internacionais subiu 83% nos últimos 36 meses, a cesta básica brasileira subiu 25% no mesmo período.
O leite, um produto tipicamente de agricultura familiar no Brasil, teve um aumento de 120% no mercado internacional, nos últimos 24 meses, mas no país foi de 25%. Isso se deve ao aumento da produção de leite que passou de 16 bilhões de litros nos anos 90 para 27 bilhões de litros em 2008, atingido a auto-suficiência. Fruto de um conjunto de políticas públicas, para a agricultura familiar e a reforma agrária.
O Brasil é uma óbvia solução para a situação de crise em que se encontra a segurança alimentar mundial, porém, o país tem sido notavelmente lento em fazer campanha junto aos países desenvolvidos e em divulgar sua enorme capacidade produtiva.
Leia pronunciamento na íntegra no link: http://www.lulamorais.com.br/pronunciamentos_listagem.php