O II módulo do seminário Agroecologia: Alternativa ao Desenvolvimento Sustentável no Ceará, que aconteceu na tarde de ontem, 05/05, no Auditório Murilo Aguiar, abordou quatro temas envolvendo o uso do solo e a agricultura familiar.
Durante a abertura do debate, o deputado Lula Morais ressaltou que o evento visa conscientizar e aprofundar o conhecimento dos agricultores sobre o manejo do solo e a produção dentro de uma visão integrada à preservação ambiental.
O primeiro palestrante foi o geógrafo Amaro Gomes de Alencar, professor dos mestrados de Geografia e de Desenvolvimento do Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC), que falou sobre o tema “O Uso dos Solos nos Assentamentos do Ceará”. De acordo com o geógrafo, pesquisas realizadas no Sertão Central do Estado comprovaram que na maioria dos assentamentos não há a utilização de agrotóxico, havendo uma harmonia com a natureza. O palestrante afirmou que os assentamentos “têm fixado o homem no campo e são geradores de emprego, além de dar ocupação aos jovens”. Ele defendeu a criação de políticas de educação para o campo e de crédito para os assentados.
Os outros palestrantes foram os agrônomos: Pedro Jorge Ferreira Lima, diretor da ONG Centro de Pesquisa e Assistência em Agroecologia (Esplar), falou sobre “Algodão Agroecológico: Agricultura Familiar e Comércio Justo”; Nicolas Fabre, assessor da Ematerce que destacou o tema “Agroecologia Aplicada a Pequenos Produtores”; e por último Hermínio Moreira Lima, diretor do Núcleo de Apoio à Agricultura Orgânica da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, sobre o “Projeto Agroecológico/Orgânico no Campo”.
Todos os módulos do seminário serão transmitidos ao vivo pela TV Assembléia e pela FM Assembléia. O II módulo foi acompanhado, através de videoconferência pelos centros de valorização da tecnologia (CVTs) e faculdades de tecnologia (Fatecs) dos municípios de Quixeramobim, Sobral, Beberibe, Limoeiro do Norte e Fortaleza.
O III módulo do Seminário Agroecologia: Alternativa ao Desenvolvimento Sustentável no Ceará acontecerá na próxima segunda-feira (/05), às 14 horas, com palestras sobre “Controle Alternativo de Pragas e Doenças de Plantas”; “Práticas Agroecológicas de Convivência com o Semi-Árido” e discussão sobre o documentário do grupo Permacultura, da Bahia. Os outros dois módulos serão realizados nos dias 19 e 26 de maio.