Prefeitos vêm à Brasília em busca da reforma tributária


Prefeitos de todo o Brasil deram início ontem em Brasília à 11ª edição da Marcha dos Prefeitos, evento que tem por objetivo cobrar do governo federal demandas de interesse dos municípios. A abertura da marcha teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reuniu cerca de 3.600 prefeitos, vereadores e gestores públicos.

Já no Congresso Nacional, os prefeitos cearenses estiveram reunidos nesta terça-feira () com a bancada de deputados e senadores que representam o estado no Congresso. Os prefeitos elencaram como prioritárias as questões relacionadas à Reforma Tributária e à regulamentação da Emenda 29, que aumenta os recursos para a saúde nos municípios. Além da pauta de reivindicações, prefeitos e bancada manifestaram preocupação com o problema das enchentes, que aflige não só o Ceará como outros estados da região Nordeste.

O Senador Inácio Arruda considerou que a pauta trazida pelos prefeitos é de interesse social. Ele destacou o momento especial que vivem as prefeituras, pois os investimentos feitos nos municípios com recursos federais vêm sendo feitos de forma continuada: “Entramos em 2008 mantendo um bom ritmo de investimento em grande número de cidades do Ceará. São recursos para a saúde, esgoto, saneamento, urbanização e recuperação da malha rodoviária do estado”, avaliou.

Inácio manifestou apoio aos prefeitos no sentido de continuar ampliando esses recursos e dar atenção especial aos programas de agricultura familiar. “Essas iniciativas aumentam a qualidade de vida e melhoram a auto-estima do povo. Se a economia vive um momento bom, de crescimento, é natural que nosso grau de reivindicação também aumente, e os prefeitos podem contar com a bancada nesse processo”, afirmou.

Também foi acolhida sugestão de Inácio para criar uma comissão, formada por deputados e senadores, que vai buscar uma soluções para o problema, juntamente com o Governador Cid Gomes e o Governo Federal.