O senador Inácio Arruda se despediu ontem da coordenação da bancada cearense no Congresso Nacional, função que ocupava desde 2003, fazendo um balanço de suas atividades durante esses cinco anos como coordenador. “A nossa atuação procurou se pautar no equilíbrio e na conciliação entre os colegas a fim de melhor atender os interesses do Estado”. Ainda durante a reunião foi escolhido o novo coordenador, o deputado José Arnon (PTB).
“Ainda em sua fala, Inácio ressaltou os encontros “muito produtivo” com autoridades ministeriais, com os executivos estaduais e municipais “no sentido de encontrarmos juntos soluções que beneficiassem os cearenses, como a liberação de recursos para a área de saúde e segurança”. Outra providência, segundo o senador comunista, foi sistematizar as reuniões da bancada, que eram muito esporádicas. “Acredito que conseguimos fazer um bom trabalho e desejamos que a nova coordenação tenha sucesso nessa empreitada”.
Durante a reunião, os parlamentares elogiaram a atuação de Inácio Arruda e sugeriram temas para as próximas discussões da bancada. Sob a coordenação de Inácio Arruda foram fortalecidos as obras e projetos estruturantes, a exemplo do Castanhão, Metrofor, Porto do Pecém, Porto do Mucuripe (Companhia Docas). A bancada lutou também pela expansão das instituições federais de ensino superior, como o CEFET e a UFC, melhores condições de tráfego para as BRs, por obras de infra-estrutura hídrica e liberação de emendas de bancada (só em 2007 foram destinados recursos para o Hospital da Mulher, Hospital do Cariri, Ronda do Quarteirão, entre outros).