CAS deve votar pedido de audiência pública sobre a dengue


A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) reúne-se nesta quarta-feira (), a partir das 11h, para votar, entre outras matérias, requerimento de autoria do Senador Inácio Arruda que propõe audiência pública para tratar sobre doenças negligenciadas.

As chamadas “doenças negligenciadas” afetam milhares de pessoas em todo o mundo. Causadas geralmente por más condições de saneamento, essas doenças muitas vezes possuem tratamento, mas que, por afetarem as camadas mais pobres da população não recebem a devida atenção.

De acordo com explicações da entidade Drugs for Neglected Diseases Iniciative (DNDi), que deverá ter um representante na reunião requerida por Inácio Arruda, trata-se, em sua maioria, de “doenças tropicais infecciosas que afetam principalmente pessoas pobres, a exemplo da leishmaniose, da doença do sono, da malária e da doença de Chagas, que geram um impacto devastador sobre a humanidade”.

O senador propõe para esse debate, ainda, a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, bem como de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Inácio argumenta que a DNDi propõe ações efetivas contra as chamadas “doenças negligenciadas”, entre as quais a dengue, cujo recrudescimento no Brasil vem causando uma epidemia, com morte de 68 pessoas somente no estado do Rio de Janeiro.

O senador explica ainda que a audiência pública destina-se a examinar e propor providências para debelar essa epidemia, bem como para afastar o risco de novas epidemias de qualquer uma dessas doenças tropicais, que são endêmicas em várias regiões do Brasil.