O Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade promovem, na próxima sexta-feira (), em Fortaleza, o lançamento regional do Prêmio ODM Brasil 2007. O evento será realizado no Plenário da Assembléia Legislativa do Ceará, às 14:30.
O Prêmio ODM Brasil foi criado para incentivar ações, programas e projetos desenvolvidos por prefeituras, empresas e organizações da sociedade civil que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio, uma iniciativa pioneira no mundo, foi proposto pelo governo brasileiro na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004.
As práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por comitês técnicos de especialistas nos ODM. Ao final do processo, as melhores iniciativas serão escolhidas e premiadas por um júri especial. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
As inscrições estão abertas até 31 de outubro e podem ser feitas pelo site www.odmbrasil.org.br ou pelo correio, com o envio da ficha de inscrição e os documentos solicitados no regulamento para o endereço Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – SAIS Área 02-A – 70.610-900 – Brasília (DF).
A primeira edição do Prêmio ODM Brasil, realizada em dezembro de 2005, contou com 920 ações e projetos inscritos dos quais 27 foram premiados, contemplando experiências e personalidades que atuam nas mais diversas regiões do país para a inclusão social, alcance da cidadania e promoção dos direitos humanos. As práticas foram selecionadas por um júri de especialistas e a solenidade de premiação aconteceu em 15 de dezembro de 2005, no Palácio do Planalto.
Entre os premiados estavam personalidades que dedicaram ou dedicam a vida à promoção da cidadania e dos direitos humanos, como o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, e o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (in memorian), além de ações desenvolvidas em diferentes regiões do país para a promoção da saúde da mulher e da criança, gestão de recursos hídricos, inclusão social, turismo sustentável, entre outras. No Ceará, o projeto Trevo de Quatro Folhas, da Prefeitura de Sobral, foi um dos contemplados. Mais iniciativas premiadas podem ser vistas pelo site www.odmbrasil.org.br.