Prefeito de Araripe, terra de Miguel Arraes, filia-se ao PCdoB


Uma carreata marcou a entrada da caravana comunista que chegou à cidade de  Araripe para a filiação do prefeito Humberto Menezes ao PCdoB. O ato, ocorrido no último dia 30 de setembro, movimentou a cidade e lotou o auditório da Câmara dos Vereadores.

O médico Humberto Menezes, 51, está em sua primeira gestão e é o quinto prefeito a filiar-se esse ano ao PCdoB do Ceará, que conta agora com seis prefeitos, seis vices-prefeitos e cerca de 30 vereadores. Filiaram-se também o vice-prefeito, Francisco de Alencar de Andrade, a primeira-dama, Denise Menezes, três vereadores, além de outras lideranças locais.

Para o Senador Inácio Arruda, que comandava a caravana comunista, a filiação do prefeito e de tantas lideranças do município é muito significativa. Araripe, distante 526 quilômetros da capital, fica na região em que na década de 20,  tentou entrar no Ceará a Coluna Prestes. “Na ocasião, afirmou o senador, as classes dominantes aterrorizavam a população com boatos sobre os comunistas, espalhavam mentiras. A região ficou em pânico porque eles diziam com preconceito: lá vêm os comunistas. Hoje nós estamos aqui para dizer: é isso mesmo, lá vêm os comunistas, os comunistas estão chegando a Araripe”. 

O senador comunista agradeceu a votação espetacular que obteve na eleição de 2006 em Araripe e se colocou à disposição da população para ajudar o município a crescer afirmando ser essa “a coluna pelo desenvolvimento, pelo progresso, que era exatamente o desejo da Coluna Prestes, que percorreu mais de 24 mil Km do território nacional pregando reformas políticas e sociais”.

O prefeito Humberto Menezes, falando em nome de todos os novos filiados, saudou Inácio Arruda e Carlos Augusto Diógenes, presidente estadual do PCdoB, assim como a caravana comunista integrada ainda pelos dirigentes Francisco Soares (Cabo Chico), Aurélio Matias e Andréa Oliveira, membros do Comitê Estadual do PCdoB e afirmou  “aqui vocês estão em casa, aqui o prefeito é do PCdoB”.

Para Carlos Augusto Diógenes, o novo prefeito do PCdoB chega para integrar uma grande família, marcada pelo debate franco e aberto e “por isso estamos  recebendo vocês de braços abertos, com muita satisfação, aqui na terra de Miguel Arraes”. O dirigente comunista reforçou ainda o papel importante da presidente municipal do PCdoB, Débora Leôncio, que emprestou, segundo Patinhas “ sua força jovem, sua energia renovadora, para que o Partido em Araripe crescesse e se tornasse uma referência em toda a região”.

Na ocasião, filiou-se também ao PCdoB o empresário do setor de alimentos Eduardo Arraes, que acompanhou os dirigentes comunistas até a região. Filho da cidade, Eduardo tem uma trajetória ligada ao Partido Comunista e de acordo com Inácio Arruda “é um grande prazer ter Eduardo em nossas fileiras, nas fileiras comunistas. Eduardo sempre foi um grande amigo. Nas campanhas mais duras, lá estava ele, nos ajudando, do nosso lado”.

 

Nosso Araripe

Homenageada por Luís Gonzaga e João Silva, por ocasião de seu centenário em 1975, com a música Meu Araripe, foi a cidade em que nasceu, em 15 de dezembro de 1916, Miguel Arraes, filho de Maria Benigna Arraes de Alencar e José Almino de Alencar e Silva, pequenos agricultores.

Com cerca de 20 mil habitantes, teve como nome inicial  Brejo Seco. Em face da Lei Provincial n.º 2.172, de 23 de Agosto de 1889, foi alterado para Araripe, designação  que é conhecida a chapada em que se localiza o município. Araripe em tupi significa “lugar onde o dia começa”.