PC do B municipal escolhe os delegados


O Partido Comunista do Brasil (PC do B) terá chapa própria para vereador em Fortaleza e para prefeito vai procurar construir uma alternativa com o PT, o PSB e outras agremiações, para manter a prefeitura com as forças democráticas e progressistas. Decisões nesse sentido foram tomadas durante a conferência que o partido realizou, sábado e domingo, para eleger o comitê (diretório) municipal e escolher os delegados ao congresso estadual que acontecerá na primeira quinzena de novembro.

A conferência municipal do PC do B foi realizada no auditório da faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). A abertura dos trabalhos contou com a participação das principais lideranças da agremiação, além do presidente regional do PT, Joaquim Cartaxo, e do assessor parlamentar da prefeita Luizianne Lins, Waldemir Catanho.

Participaram dessa conferência 140 delegados eleitos nas assembléias de base. Eles elegeram 35 nomes para compor o comitê (diretório) e 92 delegado ao congresso (convenção) estadual. A comissão política (executiva) será escolhida durante reunião do comitê, que será realizada esta semana na sede do partido.

Este ano pela primeira vez foi utilizado o processo de votação secreta, atendendo as mudanças introduzidas no estatuto durante o congresso nacional do partido, realizado em 2005. O processo de discussão interna começou em julho. Ao todo, 1.381 filiados ao PC do B de Fortaleza participaram de 62 assembléias de base, cinco plenárias de coletivo e oito plenárias de filiados.

O processo de votação começou no sábado com a apresentação de uma chapa com 35 nomes para compor o comitê (diretório) municipal. Na votação cada delegado poderia votar nos nomes apresentados e outros que não constassem da lista. Quem não estivesse na lista e contasse com mais de 10% dos votos dos delegados passaria a integrar a relação de candidatos. Apenas quatro nomes obtiveram êxito e no encerramento dos trabalhos, ontem, a chapa entregue aos convencionais foi composta por 39 nomes, dos quais quatro deveriam ser excluídos porque somente 35 poderiam ser eleitos.

Candidatos

O presidente do comitê político de Fortaleza, Luiz Carlos Paes, informou ao Diário do Nordeste que o partido continuará na base de sustentação da prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal e como o partido não pode admitir o retorno à estrutura administrativa do passado vai procurar construir uma administrativa boa para Fortaleza. Informou também que o partido já inscreveu 60 pretensos candidatos a vereador. Por isso terá chapa própria para eleger três vereadores.

No último fim de semana o PC do B encerrou o processo ordinário de convenções (conferências) municipais para renovação dos seus dirigentes e escolha dos delegados ao congresso estadual que acontecerá em novembro. Com a realização dessas convenções o partido se estrutura em 100 municípios e deverá fazer conferências extraordinárias em outros 35 municípios até o fim do ano. Para o último fim de semana o partido havia programado convenções em 20 municípios, incluindo Fortaleza.