O senador Inácio Arruda já está em Montevidéu, no Uruguai, participando da VI Reunião do Parlamento do Mercosul, do qual é membro efetivo. A delegação brasileira reuniu-se logo cedo para analisar duas questões que deverão predominar nos debates da sessão de hoje (): a definição da proporcionalidade das bancadas parlamentares de cada país, que precisa ser acertada até o final do ano, e a proposta de criação de um novo órgão legislativo, o Parlamento da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).
A sugestão desse novo parlamento foi apresentada na última sexta-feira, em seminário ocorrido na cidade de Cochabamba, na Bolívia, e tem o objetivo de reunir o Parlamento do Mercosul e o Parlamento Andino. Na reunião de hoje, ainda, devem ser instaladas as comissões permanentes do Parlamento do Mercosul.
Ainda em Montevidéu, o senador Inácio Arruda vai tratar dos preparativos do Seminário sobre Integração Energética, que deverá acontece no final do mês de outubro, em Santiago, no Chile, atendendo a um requerimento de sua autoria. O objetivo é contribuir no fortalecimento da integração energética na América do Sul com o melhor aproveitamento dos recursos energéticos, baseado na cooperação e integração de seus sistemas.