A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, esteve reunida na noite de ontem () em Brasília com os representantes do estado do Ceará no Congresso Nacional para falar sobre as principais demandas da capital cearense em relação a recursos, com vista ao Orçamento 2008.
O Senador Inácio Arruda fez a abertura do encontro e destacou que o trabalho da coordenação da bancada vem priorizando o desenvolvimento do estado, procurando dar soluções conjuntas aos problemas existentes e mantendo sempre abertos os canais de interlocução entre os executivos locais e os parlamentares em Brasília. Luizianne fez um balanço da situação do município e destacou a necessidade de uma construção política que viabilize e garanta os projetos da prefeitura que estão em andamento.
A prefeita afirmou que não existem áreas relacionadas à gestão pública que tenham piorado no município, mas ressalvou que o setor de infra-estrutura é o que mais demanda investimentos. Fortaleza sofre com o inchaço populacional e precisa reestruturar sua malha viária, que vem desde a década de 40 e está totalmente defasada, inadequada para uma cidade de grande porte e que vem causando problemas de trânsito. “Fortaleza é a 4ª capital do País, e a população vem crescendo muito. São 150 mil pessoas a mais vivendo na cidade, a cada dois anos”, explicou.
Luizianne esclareceu aos parlamentares presentes à reunião que a prefeitura passou por um processo de reestruturação da máquina administrativa, com a informatização dos sistemas e a valorização do servidor público do município. Na área cultural, a prefeita destacou projetos voltados para a juventude, contemplando esportes, artes e pequenos cursos, além da realização de um e concurso de idéias para revitalização da beira-mar em Fortaleza.
Antes do final do ano, os parlamentares devem ter um novo encontro com a prefeita para detalhamento das principais ações previstas para o município em 2008.