Ministério apóia realização de workshop sobre química verde


O Senador Inácio Arruda, acompanhado do Professor José Carioca, da Universidade Federal do Ceará, esteve reunido nesta quarta-feira com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. O objetivo do encontro foi levar ao Ministro convite para participar do 1º Workshop Brasileiro Sobre Química Verde, que acontece entre os dias 18 a 21 de novembro em Fortaleza.


O Professor José Carioca, coordenador do evento, explicou que o seminário pretende incrementar o desenvolvimento científico e tecnológico, através da cooperação entre universidades, centros de pesquisa e iniciativa privada. Além disso, tem como finalidade estabelecer programas de cooperação internacional e gerar informações técnicas para a formulação de políticas governamentais para desenvolver a Química Verde no Brasil. Ainda durante a reunião, foi solicitado o apoio do Ministério para o projeto de criação da Escola Brasileira de Química Verde, uma forma de criar e difundir a química sustentável junto a cursos de graduação, pós-graduação e escolas técnicas.


Sérgio Rezende também foi informado do lançamento do primeiro transformador verde, localizado no estado do Ceará e 100% movido a energia limpa. O Ministro demonstrou grande interesse no evento e destacou que o propósito do ministério é apoiar, de forma ampla, novas iniciativas no âmbito científico e tecnológico.


A química verde pode ser definida como a utilização de técnicas químicas e metodologias que reduzem ou eliminam o uso de solventes e reagentes ou geração de produtos e sub-produtos tóxicos, que são nocivos à saúde humana ou ao ambiente. Ao longo dos anos os princípios da química verde têm sido inseridos no meio acadêmico, em atividades de ensino e pesquisa.