“A Cajucultura no Estado do Ceará” foi tema de uma audiência pública realizada na manhã de hoje (), na Assembléia Legislativa do estado do Ceará. O senador Inácio Arruda, que há muito tempo vem trabalhando junto com produtores e empresários do ramo, para alavancar ainda mais a cultura do caju, que ele chama de “preciosidade”, foi um dos convidados do evento.
Na ocasião, ele ressaltou a importância do governo do Estado em abraçar essa cultura, que ajuda o povo cearense em mais de 60 municípios. Defendeu um maior investimento no setor e o aproveitamento total do pedúnculo. “Do caju se tira o álcool, a cachaça. O caju é alimento, é suco, além de ser um produto exportador excepcional”, disse o Senador, lembrando que o presidente Lula virou garoto propaganda do caju.
Ainda durante a sua fala, Inácio falou da emenda provisória de sua autoria e do deputado federal Chico Lopes que inclui a cajucultura entre os setores produtivos beneficiados pela Medida Provisória 382/2007, que prevê isenções e subvenções que garantam competitividade à indústria brasileira, frente à valorização do Real em relação ao dólar em vários segmentos da economia, em especial nos setores calçadista, têxtil e moveleiro. Com a emenda dos parlamentares do PCdoB cearense, as indústrias de beneficiamento de caju e castanha passarão também a serem beneficiadas com essa MP.
Para Inácio é preciso fazer com que as autoridades compreendam que a castanha do caju é o principal produto de exportação do Ceará, com mais de 300 mil pessoas trabalhando na época da safra. O senador vem trabalhando, aqui e em Brasília, no sentido de acelerar o desenvolvimento da tecnologia e fazer crescer toda a cadeia produtiva envolvendo a produção do fruto.
A audiência pública, que é uma realização da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos e Minerais da Assembléia Legislativa, atende a um requerimento do deputado Hermínio Rezende e contou com a participação de produtores, agricultores e industriais da castanha, além de vários deputados estaduais interessados em colocarem a cajucultura entre as prioridades de seus mandatos. “Essa é a principal riqueza do Ceará”, ressaltou o Senador comunista.