O Senado aprovou projeto que altera os limites originais do Parque Nacional de Jericoacoara, situado nos Municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz, no Estado do Ceará. A área de proteção ambiental que existe hoje foi criada em 1984 e engloba a Vila de Jericoacoara. A alteração foi necessária para possibilitar a instalação de um sistema de coleta de esgotos para a vila.
A idéia é proteger e preservar os recursos naturais, possibilitar a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico, e principalmente trazer mais qualidade de vida para a população.
O Senador Inácio Arruda destacou a preocupação do Presidente Lula com o Parque de Jericoacoara, dotando a região de saneamento básico, pois a população e os turistas não poderiam conviver mais sem condições mínimas de higiene: “Jericoacoara é um importante sítio histórico de belezas naturais, visitado hoje pelo mundo inteiro e que precisava de esgotamento sanitário adequado. O espaço que foi subtraído do parque servirá exatamente para garantir que haja estação de tratamento para a água para receber de forma adequada a população do Ceará, do Brasil e do mundo que deseja nos visitar”, afirmou. A matéria segue agora para sanção presidencial.