A Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) promete levar mais de três mil pessoas a Brasília na próxima quarta-feira (). Trata-se da Jornada Nacional de Lutas, que vai mobilizar as principais lideranças do movimento comunitário na defesa de quatro propostas principais: Desenvolvimento, Emprego, Reforma Urbana e Direitos Sociais. Com faixas, bandeiras, cartazes, carros de som, camisetas, apitos e panfletos, a Conam fará uma passeata pela Esplanada dos Ministérios.
A concentração será às 8h30, na Catedral de Brasília, e de lá, a marcha segue em direção ao Congresso Nacional, onde será apresentada a pauta da manifestação a representantes do governo federal, ministros e parlamentares. Está previsto ainda um ato público com a presença de lideranças comunitárias e dos principais movimentos sociais. Uma audiência com o Presidente Lula deve acontecer no meio da tarde.
A plataforma de reivindicações da “Caravana Nacional da Conam” abrange diversos pontos nas mais diferentes áreas. Num contexto geral, a entidade defende a universalização da qualidade de vida, com especial atenção às questões da luta pela moradia digna, direito à saúde, ao transporte, à educação, ao saneamento ambiental e à preservação do meio ambiente. A Conam quer também a participação popular mais efetiva em todos os níveis de elaboração das políticas públicas.
Entre os principais pontos defendidos pelo Conam estão: a redução dos juros e do superávit primário como fatores de crescimento e desenvolvimento econômico e social brasileiro; a democratização dos meios de comunicação; o fortalecimento da participação popular e controle social nas políticas públicas; o controle social nos recursos do PAC nas áreas de habitação, saneamento e transporte público; e uma ampla política de regularização fundiária.