O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, designou nove senadores e nove deputados titulares para a representação brasileira no Parlamento do Mercosul, que realiza sessão inaugural em Montevidéu no próximo dia 7, às 17h. O documento designando os representantes brasileiros no Mercosul foi lido em Plenário pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), no encerramento da sessão não-deliberativa de sexta-feira ().
Já instalado, em cerimônia realizada no Plenário do Senado brasileiro no dia 14 de dezembro e que contou com presença de presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o novo parlamento reúne representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A Venezuela terá representação na condição de membro em processo de adesão, com direito a voz.
Os senadores designados como titulares são: Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Pedro Simon (PMDB-RS), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Efraim Morais (DEM-PB), Romeu Tuma (DEM-SP), Marisa Serrano (PSDB-MT), Aloizio Mercadante (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).
Como suplentes estão os senadores: Neuto de Couto (PMDB-SC), Valdir Raupp (PMDB-RO), Adelmir Santana (DEM-DF), Raimundo Colombo (DEM-SC), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Flávio Arns (PT-PR), Fernando Collor (PTB-AL) e Jefferson Péres (PDT-AM).
Os deputados designados titulares são: Cezar Schirmer, Dr. Rosinha, George Hilton, Max Rosenmann, Claudio Diaz, Geraldo Resende, Germano Bonow, Beto Albuquerque e José Paulo Tóffano. Os suplentes são: Íris de Araújo, Nilson Mourão, Renato Molling, Valdir Colatto, Fernando Coruja, Gervásio Silva, Júlio Redecker, Vieira da Cunha e Dr. Nechar.
Para o senador Sérgio Zambiasi, que presidiu a Comissão Pro Tempore do Mercosul no semestre passado, a sessão inaugural marca a entrada de uma nova fase no processo de integração política, econômica, social e cultural da comunidade sul-americana. Os parlamentares do Mercosul terão mandatos de quatro anos.