Inácio Arruda festeja instalação do Parlamento do Mercosul


A instalação, no último dia 7, em Montevidéu, do Parlamento do Mercosul, foi festejada nesta quarta-feira () pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que destacou o acolhimento de diversas nacionalidades e etnias naquela instituição. O senador observou que o desenho institucional do novo parlamento é inovador, mas as idéias que o fundaram repousam nas lutas libertárias das Américas.


Inácio Arruda lembrou a bravura de homens e mulheres da América Latina, que no século 20, “enfrentaram corajosamente as violentas e sanguinárias ditaduras, a soldo do império americano, que praticamente impôs ditaduras em mais da metade do continente”.


– Nessa caminhada dura, corajosa, sempre esteve presente a idéia da unidade latino-americana, uma idéia forte de como unir os povos latino-americanos, como unir essas nações – um país continental como o Brasil e o conjunto de nações no nosso continente de língua espanhola, com várias etnias, com povos nativos e, ao mesmo tempo, distantes uns dos outros – concluiu.