Audiência Pública discutirá disponibilidade da água e transposição do São Francisco



Por solicitação do deputado Lula Morais (PCdoB/CE), a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará realizará na próxima quinta-feira, 22 de março a partir da 11 horas, uma Audiência pública, em comemoração ao Dia Internacional da Água. Serão discutidos a disponibilidade da água no Nordeste e o projeto de transposição do São Francisco como forma de amenizar o processo de escassez.


Na ocasião o professor José Carlos de Araújo, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC, falará sobre os problemas relacionados à água no Nordeste e o deputado federal Chico Lopes discorrerá sobre o projeto de Transposição do São Francisco.


Vivemos um momento de extrema gravidade, mudanças climáticas já são percebidas pelo aquecimento global. Neste contexto está inserida a disponibilidade da água potável. Há uma enorme preocupação no Brasil e no mundo quanto ao desperdício de um recurso que é essencial à sobrevivência humana e de todas outras espécies.


“O Brasil, embora seja detentor de 12% da água doce do mundo, sua distribuição não é tão favorável, pois 74% está na Amazônia e apenas 3,7% no Nordeste, o que representa valores inversamente proporcionais aos índices habitacionais”, ressalta Lula Morais No Ceará, o impacto do aquecimento global nas chuvas, indica que até o final deste século haverá uma diminuição de 15% nas precipitações, caso providências não sejam tomadas.


O Dia Mundial da Água, 22 de março, quando criado, por recomendação da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro, a Rio 92, pretendia chamar a atenção da sociedade para a importância da água para a humanidade. Ao decretar a existência de um dia mundial da água, a humanidade se dá conta de sua dependência desse recurso e do mau uso que tem feito do mesmo há tanto tempo.