Bancada federal entrega manifesto no Palácio do Planalto


O Senador Inácio Arruda, acompanhado dos integrantes da bancada federal do Estado do Ceará, esteve hoje à tarde no Palácio do Planalto buscando o apoio do Presidente Lula no sentido de que a Petrobrás avance nas negociações com os investidores do projeto da siderúrgica no estado do Ceará.


A comitiva de parlamentares entregou um documento, acordado durante a reunião ocorrida ontem à noite na casa do deputado federal Eunício Oliveira, onde está expressa a preocupação da bancada em que o projeto saia do papel.  Contendo as assinaturas de toda bancada de deputados federais e de senadores, o documento destaca que o Presidente Lula sempre demonstrou empenho na realização do projeto.


Brasília, 28 de fevereiro de 2007
Exmo.Sr. Luis Inácio Lula da Silva
DD.Presidente da República Federativa do Brasil



Os signatários, representantes da população do Estado do Ceará no CONGRESSO, encarecem  a atenção de Vossa Excelência para os argumentos que, em resumo, espelham consenso entre todos os cearenses.
 Trata-se de grave e tormentosa preocupação diante da forma como a Petrobras vem conduzindo o assunto pertinente à SIDERÚRGICA anseio latente entre todos os segmentos sociais.
Acalentado há décadas, Vossa Excelência houve por bem empenhar-se pela concretização do PROJETO, alimentando a esperança da população, em meio à confiança que os cearenses depositam em sua reiterada e firme decisão
O PROJETO DA SIDERÚRGICA envolve empreendedores privados de três Nações:  Brasil  (Companhia Vale do Rio Doce);  Itália  (Danieli) e Coréia do Sul (Donkuk) e é capaz de incrementar, apenas em sua implantação, 5% do PIB do Estado do Ceará, – um dos mais carentes do Brasil.
Excelentíssimo Senhor Presidente;
As informações disponíveis levam a bancada a recorrer a Vossa Excelência, uma vez que as idas e vindas dos porta-vozes da PETROBRAS nesta temática estão a ponto de nulificar a portentosa obra. É generalizado o inconformismo da população – e, portanto, o nosso – diante da inimaginável hipótese de ver-se frustrado este empreendimento em face do incompreensível posicionamento da citada estatal, nas articulações ora procedidas.
Nada anima os firmatários a interferir, no mérito das complexas negociações, acerca de fornecimento do gás natural, mas é considerado  dever imperioso profligar atitudes estranhas por parte dos que respondem por aquela prestigiosa estatal,  nesse item básico, de relevância inquestionável.
Pretende-se formalizar a Vossa Excelência que há evidente receio diante da perspectiva de ausência dos parceiros internacionais no projeto referenciado, tal há sido a incompreensível conduta dos negociadores brasileiros.
E assim, Excelentíssimo Senhor Presidente, estando em jogo legítima aspiração da gente nordestina, é muito importante que permaneça viva a confiança de todos na palavra reiterada da administração federal.
Querem os subscritores deste documento registrar, por imperativo de justiça, que o MINISTRO SILAS RONDEAU, das Minas e Energia, de tudo possui ciência e vem-se esforçando por dar satisfatório encaminhamento à magna questão.
Reitera-se, por fim, a inabalável crença de que não será frustrada a irrestrita certeza do cabal cumprimento do compromisso de seu honrado governo, o que já foi, aliás, insistentemente divulgado pelos orgãos de comunicação social de todo o País.


Respeitosamente,


Senadores e Deputados Federais do Estado do Ceará